De volta ao topo
Marketing de Produto de Beleza

Desde a chegada da Dermal no Brasil em 2018 sou responsável pela gestão do marketing e comunicação da marca.

Meu trabalho é desenvolver estratégias de comunicação, direcionando e coordenando equipes de projeto para executar ações – fotógrafos, designers, webdesigner, assessoria de imprensa, influencers, produtores, entre outros.

A assessoria contempla não apenas a estratégia de gestão das mídias sociais e presença digital, como também a criação de materiais de comunicação físicos e ação com influencers.

 

O “rebranding” e o poder da imagem

O grande desafio deste projeto foi desenvolver uma nova identidade visual que conversasse com o público pretendido (jovens brasileiras das classes AB e amantes de skincare), mantendo as imagens originais do produto, embalagens e logotipo.

A primeira etapa foi revisar e padronizar as cores e tipografia: escolhi rosa, preto e branco, e um mix de fontes que transmitissem a ideia de uma marca descolada e fashion.

Para criar uma imagem profissional do produto e marca, foi necessário a revisão das embalagens dos produtos originais, desenvolvendo mockups em 3d e também fotografias que que apresentassem o produto dentro do contexto de uso brasileiro, explicando do que se tratava o produto.

 

Antes: imagem não condizente aos públicos pretendidos, imagens em baixa qualidade.

 

Depois: imagem coerente com os públicos pretendidos, imagens em alta qualidade, mockups em 3D valorizando o produto

 

Storytelling

Marcas são histórias e a base para qualquer venda. O desafio deste projeto em específico era apresentar um produto até então desconhecido no país, tanto por parte dos compradores organizacionais quanto por parte dos usuários finais. Além do recurso imagético foi necessário a produção textual.

Aqui tivemos duas estratégias: as histórias que contaríamos para posicionar os produtos no Google, utilizando técnicas de SEO; as histórias que seriam enviadas para as redes varejistas, explicando os produtos para as equipes, e as histórias para gerar engajamento com os públicos estratégicos influenciadores e compradores nas redes digitais.

Aproveitamos a ideia de humor atribuída ao uso do produto (as pessoas se divertem usando suas sheet masks, compartilham o uso do produto à algo engraçado), e criamos um discurso de marca fun. Esta foi nossa principal estratégia de marca desde o lançamento do produto e está expresso em todos os canais de comunicação: na embalagem dos produtos, nas redes sociais, no e-commerce.

Por isso, nossos textos e imagens seguem mensagens com uma linguagem próxima ao público, brincando com termos e compartilhando temas divertidos nas redes sociais.

Tivemos muito sucesso com esta ideia, principalmente por parte das influencers, que recebiam o produto com outros olhos quando liam as frases estampadas nos cartões desenvolvidos para os press kits. “But first sheet mask”; “Namastê & sheet mask”, “Que toda a inveja vire colágeno” são alguns dos exemplos de mensagens.

 

Principais ações de comunicação

Influencers: Utilizamos o marketing de influência como estratégia de lançamento da marca no Brasil, mantendo um fluxo de relacionamento mensal com pessoas autoridade em beleza, moda e lifestyle. Desenvolvemos press kits e fizemos envios nominais a diversos nomes relevantes nas redes sociais. O resultado foi a publicidade espontânea através das mídias digitais, o que gerou reconhecimento de marca e desejo do produto. Nossa estratégia foi selecionar diferentes perfis de influencers – nano influencers, micro influencers e macro influencers.

E-commerce: Desenvolvemos a loja virtual no final do ano de 2019, criando estratégias de cupons em conjunto com influencers para estimular as vendas.

Social media: A estratégia de marketing de conteúdo mescla informações do produto com imagens inspiracionais para engajamento com o público, Ações voltadas para o Instagram, ações com sorteios em parceria com influencers.

Embalagens: Para estimular a venda casada, desenvolvemos a estratégia de kits, com embalagens em caixas e envelopes e preços promocionais, contendo mais de uma máscara para venda.

Follow me
Search